terça-feira, 16 de maio de 2017

Suor e alegria na primeira etapa do Zatopek em 2017

Aprender, exercitar e se divertir. Essas foram as principais respostas dadas pelos alunos questionados sobre o projeto Zatopek, durante a primeira etapa do Campeonato Interescolar de Atletismo deste ano que aconteceu neste sábado, 13.. Mas a Laiza Nascimento, da Escola Municipal Dona Alexandrina, foi além. Há três anos no projeto e com apenas 12 de idade, pensa como gente grande: “o Zatopek ajuda a gente na saúde, no desempenho escolar e também tira muitas crianças da rua”. E realmente tem muitos atletinhas participando. Somente nessa prova realizada na Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães, no Jardim Guanabara, foram mais de mil inscritos de 25 escolas municipais, estaduais e particulares. 
 
As disputas são nas categorias “atletinhas”, com percurso de 1 km, para crianças até dez anos; na infantil, 11 e 12 anos, a prova é de 1.609 metros; e na infanto, os adolescentes de 13 e 14 anos correm 3 km. A largada da competição foi dada pelo prefeito Roberto Naves, acompanhado do secretário municipal de Educação, Alex Martins e do vereador Domingos Paula. “Isso é educação, saúde, esporte. Fatores importantíssimos para o desenvolvimento de qualquer criança”, disse o prefeito.
 
E a disputa foi bonita. Na categoria “atletinhas” a vitória ficou com a escola anfitriã por meio dos alunos Luciano Ribeiro e Ana Laura de Camargo. No infantil quem ganhou no masculino foi o Gustavo dos Santos, da Escola Municipal Alfredo Jacomossi; e no feminino, mais uma vez a Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães levou a medalha de ouro com a Ana Clara. No infanto, a unidade que sediou o evento ganhou novamente com a primeira colocação do Rafael Silva. Já entre as meninas a vencedora foi a Lívia Campos da Escola Municipal Dona Alexandrina.
 
O Zatopek, mantido pela Prefeitura via Secretaria Municipal de Educação, incentiva a prática esportiva e contribui para a descoberta de novos talentos. O programa atende cerca de mil crianças e adolescentes das escolas municipais de Anápolis e ainda treina 75 adolescentes no Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE) nas categorias de salto a distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.
 
Visita
O prefeito Roberto Naves e o secretário municipal de Educação, Alex Martins, aproveitaram para visitar as dependências da escola e se reunirem com a direção e os professores. Foram ouvidas reivindicações e discutidas melhorias. O prefeito se colocou à disposição dos docentes sempre que necessário. “A educação sempre será prioridade na minha vida”, frisou Roberto Naves. 

(reportagem publicada no site da prefeitura de Anápolis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário