terça-feira, 24 de março de 2015

PROJETO ZATOPEK ANÁPOLIS

           O Projeto Zatopek é uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação.  O projeto é uma homenagem a Emil Zatopek, a Locomotiva Humana que nasceu em Koprivnice, na República Tcheca, no dia 19 de setembro de 1922, e morreu em 22 de novembro de 2000, em Praga. Sexto filho de uma família pobre, e nos Jogos de 1952, em Helsiquia, na Firlândia tornou-se o único homem a vencer os 5000 metros, 10000 metros e a maratona numa mesma edição de Olimpíadas..  O projeto idealizado pelo professor Marcos Bonfim é uma das principais e mais brilhantes iniciativas de inclusão social através do esporte e ainda possibilita descobrir talentos do esporte na cidade.. Hoje o projeto conta com duas frentes de trabalho: a primeira são as competições interescolares envolvendo alunos das redes: municipal, estadual e privada alem de alunos de varias outras cidades do estado de Goiás. Uma vez por mês estas escolas se encontram para disputar, provas de fundo, que variam de 1.609m a 4 km. Essas provas funciona através  de circuitos onde são disputadas oito provas no ano, acumulando pontos conforme ranking da competição. E para estimular a participação as escolas que levarem no minimo 30 alunos automaticamente a escola ganha 30 pontos.   No final do ano acontece um cerimônia muito bonita onde reuni as autoridades da cidades, representante da federação de atletismo e os melhores alunos e as melhores escolas são agraciadas com troféus, neste dia também e premiado aquele professor que foi destaque no ano,

          A partir dai entra a segunda fase do projeto onde os alunos rankeados entre    os    5   primeiros de cada categoria escolar  são convocados e poderão participar do   NEAE   Núcleo  de  Excelência  em  atletismo  escolar,   os treinos  acontecem nas segundas, quartas e sextas, na pista  da  Unievangélica  de acordo com o coordenador do Projeto, o professor  Marcos Bonfim, o princípio dos treinos é o mesmo que acontece nos Estados Unidos e na   Jamaica  onde  o  atleta  é  encontrado  e  treinado.
        A Prefeitura de Anápolis disponibiliza profissionais para que o treinamento seja completo. São cinco técnicos, profissionais de Educação Física : são eles: Herley Gomes Hilário; Jean Freitas;  Gislei da Silva Pimentel , Rafaela Canuto;  Helena Ribeiro. e disponibilizado também um medico , odontologista, fisiologista de esporte do município de Anápolis, Jairo Teixeira, a fisioterapeuta, Márcia Antunes,  e a  equipe da Escola Viva faz todo o respaldo operacional desse projeto.
                No  projeto  de modo geral atende mais de mil crianças e adolescentes, em campeonatos interescolares. Já o Núcleo de Excelência treina atualmente mais de 50 adolescentes nas varias categorias do atletismo: salto em distância; salto triplo; arremesso de peso e lançamento de dardo alem das corridas de velocidade, fundo e meio-fundo; 
               No ano de 2010 o projeto deu mais um passo importante rumo a sua consolidação porque uma parceria com a federação Goiana de Atletismo transformou o circuito escolar em Campeonato Goiano de Corrida de Rua Escolar -Zatopek.
            O primeiro fruto a nível nacional vindo do projeto foi um conquista da atleta Gabriela Mota da Cruz que conquistou um terceiro lugar no Campeonato Brasileiro/Caixa Interclube, na categoria menores, A medalha foi a única do estado de Goiás naquele ano. Essa competição aconteceu no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, em São Paulo, competição esta que foi disputada por mais de 600 atletas de todo o Brasil, entre 15 e 17 anos. O Campeonato foi realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, co-organizado pela Federação Paulista, com patrocínio da CAIXA e apoio do Governo do Estado de São Paulo. Outro atleta que grande destaque da equipe foi o atleta Juliano da silva que é o atual recordista do estado nos 100 metros, Esse atleta defendendo Goiás conquistou 4 medalhas no jogos abertos nacionais JABs 2013  realizado em Santa Catarina, também no ano de 2013 conquistou mais 3 outras medalhas no Jogos Universitários JUBs sendo uma individual e duas nos revezamento juntamente com 3 outros atletas da equipe Zatopek, esses resultados chamaram a atenção de outras equipes e hoje o atleta treina com o ex atleta Vicente Lenílson de Lima medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, as olimpíadas de Sydney, e ouro no Jogos Pan-americanos de 2007. Outras três  atletas da equipe compôs a delegação goiana no TROFÉU CENTRO OESTE CAIXA DE ATLETISMO DE MIRINS Campo Grande - MS  e obtiveram excelentes resultados: Andrielly Lorrany da Silva 3ª colocada nos 75 metros rasos, Breno Victor Bandeira Barra 3ª colocado nos 1000 metros e Renata Castro da Silva 3ª colocada nos 1000 metros
             Como equipe o projeto Zatopek tem 3 títulos de goiano na categoria Mirins, 4 na categoria menores, 3 no juvenil e 2 vezes no adulto, alem de vários outros resultados tais como copa SESC, jogos abertos de Anápolis, jogos abertos de Goiás,  campeão  do circuito Anapolino.
  Como equipe é conhecida a nível estadual por esse nome Anápolis/Ipiranga/Zatopek/Unievangélica/Colégio Militar a a nível estadual e conhecida como Atlético Clube Ipiranga.